Photobucketbarrinhas

QUEM TEM UMA RAZÃO PARA VIVER,PODE SUPORTAR QUALQUER COISA

Photobucket
Krishna "LIVRE-SE DE SUAS QUALIDADES NÃO-HUMANAS,LEVANTE-SE E LUTE.ESSA AUTOPIEDADE,ESSA AUTO-INDULGÊNCIA NÃO CONVÉM Á GRANDE ALMA QUE VOCE É"(Krishna para Arjuna)
Glitter Creator - http://www.glittertextgraphics.com


MEU AWARD: link

 


Photobucket

barrinhas
Glitter Creator - http://www.glittertextgraphics.com

barrinhasPhotobucket awards_sign barrinhas
CiadaGata fantasysword CiadaGata Photobucket
Glitter Text Graphics - http://www.glittertextgraphics.com

U2
Pensamento CiadaGata

SEJAM BEM VINDOS

'''VOCE NÃO PEDE PARA NASCER E MORRE SEM QUERER...APROVEITE ENTÃO O INTERVALO!!'''
Photobucket

Photobucket

Photobucket

segunda-feira, 26 de maio de 2008

A MENTE DO HOMEM E SEUS COMPLEXOS

Photobucket

O homem desempenha vários papéis na família e na sociedade: o papel de esposo, de pai, de filho, de patrão ou de empregado, de acordo com seus relacionamentos físicos, atitudes mentais, inclinações e outras circunstâncias.
Assim, sente imenso amor pela filha, mas não pela nora. Não tem pelo genro a mesma afeição que tem pelo filho. Não se apega à mãe da mesma forma que à esposa. E qual a razão de tais diferenças baseadas em relacionamentos físicos transitórios, dando origem a uma série de atrações e aversões, simpatias e antipatias, tristezas e alegrias?

Mystical determination

A mente do homem está sujeita a cinco tipos de distorções ou complexos:

1. Complexo da Ignorância
Devido a concepções limitantes e estreitas, tais como os pensamentos: “eu sou este corpo”, “eu sou uma alma individual separada” e “eu sou separado e diferente de Deus”, o homem se torna vítima de diversas aflições. Este complexo da ignorância avilta a condição humana e acarreta uma série de tristezas.

2. Complexo do Apego
A mente é a morada de muitos desejos, angústias, simpatias, antipatias, apegos e aversões. Mas apesar de saber que ela é a causa do apego à existência migratória, o ciclo de nascimentos e mortes denominado samsara, acompanhado de seu séqüito de misérias, o homem é incapaz de se desapegar dela e de controlar seus caprichos, a fim de escapar da dor e do sofrimento. A isto se denomina o “complexo do apego”.

3. Complexo da Oscilação
O mundo está cheio dos mais variados objetos sensoriais. Isto leva as pessoas de mente fraca a vaguearem de um objeto a outro, sem perceberem que estes acabarão por transformar-se em venenos que os privarão de todo senso de discernimento e equilíbrio. Em conseqüência disso, o homem mergulha em sofrimentos intermináveis através de suas existências. Este complexo da oscilação é ocasionado por falta de firmeza mental.

4. Complexo da Ambição
Sob a ilusão de que o objetivo da vida é adquirir ouro, riqueza, carros, mansões e outras coisas do gênero, o homem trabalha incessantemente de manhã à noite, com o intuito de obter e acumular posses que ultrapassam suas necessidades. Nesse processo negligencia, inclusive, a alimentação e o sono, pondo assim em risco a própria saúde. Apesar de saber que tais posses são temporárias, ainda assim o homem polui a mente com sua excessiva cobiça, tornando-se vítima de incontáveis dores e sofrimentos. Isto se denomina “complexo da ambição”.

5. Complexo do Ódio
Visando suas próprias finalidades egoístas, o homem envereda por um labirinto de intermináveis desejos de diversos tipos. Quando estes não se realizam, ele, irracionalmente põe a culpa em outras pessoas ou no próprio Deus, desenvolvendo ódio contra ambos.

budha

Todos esses complexos não passam de aberrações mentais que prejudicam o próprio homem. Ao tornar-se vítima delas ele esquece sua verdadeira natureza e torna-se alvo de sofrimentos e misérias. Neste mundo, são raras as pessoas que sentem permanente bem-aventurança. A grande maioria oscila entre a alegria e a tristeza. Algumas estão sempre tristes e deprimidas, sem jamais ter experimentado a bem-aventurança, ainda que uma única vez! Existem outras ainda que não se importam com nada e levam uma vida mecânica, à semelhança dos animais.
Qual é a razão desse estado de coisas?
Não é culpa da Natureza, mas das diversas maneiras pelas quais o homem se deixa influenciar pela própria mente.
De acordo com sua predisposição mental, os seres humanos podem ser classificados nas quatro categorias seguintes:

Mind_ReInstallation_grim.2.jpg

A) HOMEM DIVINO
Isto significa que a pessoa Divina é aquela que desfruta da comunhão com o Absoluto e está sempre imersa n’Ele, dedicando-Lhe todas as suas ações e considerando alegremente todas as coisas como manifestações de Deus. Ela encontra plenitude em sua vida.

B) HOMEM HUMANO
significa que este homem se compraz na verdade e na retidão, tendo fé na declaração das Escrituras: “Falem a verdade e pratiquem a retidão”. Ele conduz sua vida segundo os princípios gêmeos da verdade e da retidão e considera o dever e a responsabilidade mais importantes que direitos ou privilégios. Possui virtudes como a bondade, a compaixão, a generosidade, a caridade e a tolerância. Em suma, o homem humano leva a vida pacífica de um chefe de família.

C) HOMEM "DEMONÍACO"

Preocupa-se apenas com seus próprios interesses e prazeres egoístas e jamais com a felicidade alheia. A bondade e a compaixão não existem para ele, que não apresenta um único vestígio de discernimento e de equilíbrio. Sua natureza consiste em menosprezar, maltratar e ferir o próximo. E, o que é pior, a simples visão de homens santos e elevados lhe desperta sentimentos de inveja e de ódio. Uma pessoa com a mente cheia de tais pensamentos e sentimentos malignos é considerada um homem demoníaco.

D) HOMEM ANIMALESCO
Esse tipo de homem desperdiça a vida buscando desde o seu nascimento até a morte, unicamente prazeres sensórios. Nesse sentido, ele é pior que os animais, pois estes, pelo menos, são governados pelo instinto, ao passo que não existe justificativa de espécie alguma para o homem embrutecido que não exerce nenhum controle sobre suas crescentes qualidades maléficas.

A mente é a origem de todas essas perversidades e complexos. Porém, se ela for devidamente compreendida, disciplinada e usada para eliminar as más qualidades provenientes do egoísmo, conduzirá a uma vida significativa , pois é basicamente devido a pensamentos egoístas que o homem fracassa em alcançar o objetivo da vida humana.
Antes de tudo, deve-se ter fé inabalável na Divindade inerente do homem e perceber, de um lado, o mundo da manifestação, que atrai a atenção do corpo e dos sentidos, seduzindo a mente, e do outro, a Divindade imanifesta, que é o substrato do universo manifesto. Ambos são aspectos do Princípio Divino possuidor de existência, consciência e bem-aventurança.

homem

BIBLIOGRAFIA:-

ENSINAMENTOS DA SELF REALIZATION FELLOWSHIP-PARAMAHANSA YOGANANDA

TENHAM UM EXCELENTE COMEÇO DE SEMANA

WALK ON FOREVER,MONICAVOX...I'M STILL HAVEN'T FOUND WHAT I'M LOOKING FOR.....
Bono e Edge
Edge's Life (2)

8 comentários:

Unknown disse...

Bom Dia Monica,

Que temática hoje hein Amiga!!!

Qual é a razão desse estado de coisas?

Não é culpa da Natureza, mas das diversas maneiras pelas quais o homem se deixa influenciar pela própria mente. (adorei isso!!!)


e mais....

SIGAM O INTELECTO, NÃO A MENTE

Bom Dia pra vc, bjinhos de luz em seu coração.....



Marcinha*

Anônimo disse...

Os complexos de um modo geral atrapalham o desenvolvimento humano. Aos citados some-se os de superioridade e inferioridae.

Anônimo disse...

Mônica!!! este post é formidável. Olha de todos os complexos, apenas um me preocupa e acho que isso é de todo ser humano: o da oscilação. Somos seres sensíveis a esta oscilação se não estivermos em paz e ciente daquilo que projetamos, fora isso, não tenho outros complexos (digo isso com toda humildade). Seria muito simples eu chegar aqui e te dizer, isso tudo não serve para mim, me considero perfeito, isso seria idiotice da minha parte. Por mais que queira uma retidão para minha vida, sei que estarei sujeito às tentações que possam desviar este caminho e por isso, não acredito em ser perfeito. Mas olha, tudo o que escrevestes, com certeza, atinge a grande maioria dos homens. Para siar desta situação basta "sermos mais humanistas" e menos materialistas. Estamos aqui para viver e não ser escravo do trabalho e da luxúria. Vixi, se deixar escrevo um livro. Um beijo afetuoso para vc minha amiga! Tenha uma excelente semana na presença sempre do nosso Pai!

Bandys disse...

Monica,
Eu preciso estar sempre atenta aos meus pensamentos e a minha mente;

A verdade é sempre nova, portanto é atemporal, fora do tempo. O que era verdade ontem não é verdade hoje, o que é verdade hoje não é verdade amanhã: a verdade não tem continuidade. É a mente que deseja fazer da experiência, que ele chama de verdade, contínua.

A verdade é sempre nova: é ver o mesmo sorriso e ver esse mesmo sorriso como novo, ver a mesma pessoa e ver essa pessoa como nova, ver palmas acenando como novas, encontrar a vida como nova. A verdade não é para ser vista através de livros, através de devoção ou auto-imolação, mas para ser conhecida quando a mente está livre, quieta; e essa e essa liberdade, essa quietude da mente, vem somente quando os fatos dos nossos relacionamentos são entendidos. Sem entendimento de suas relações, qualquer coisa que se faça só cria mais problemas. Mas, quando a mente está livre de todas suas projeções, existe um estado de quietude na qual os problemas cessam; e então só aí, o atemporal, o eterno, vem a ser. E então a verdade não é matéria de conhecimento, não é uma coisa para ser relembrada, não é algo para ser repetida, para ser escrita e espalhada. J.Krsnamurti

Um semana de muita paz,

o¤° SORRISO °¤o disse...

Oi Monica. Começou a segunda com uma análise profunda. Homem animal, demonícaco, divino... Homens moldados desde pequenos. A mente criando, forjando complexos que influenciarão o ser humano. Impedindo o acordar da consciência.

Muito rock na veia nesta segunda!
Beijos mil! :-)

Unknown disse...

Eu penso que se é complexo, não deve ser bom, ou é complicado,e o coplexo da ambiçao, em adquirir ouro,riquezas, esse muitas vezes derruba o homem pela ganancia......grande beijo carinhoso a ti minha linda, e adorei a guerreira. linda tanto quanto quem me deu...beijos e otima semana a ti.

Anônimo disse...

A mente é a chave de todas as nossas ações, por isso é necessário entendê-la e cultivar só pensamentos q nos eleve.
Mil beijos e ótima noite.

Anônimo disse...

Oi Mônica querida. Que texto! Precisamos ter consciência do que somos e como somos e assim simplificamos o nosso caminho para a evolução. Obrigado por ter gostado do meu texto. Eu o escrevi e vez ou outra cometo essa ousadia. Beijo carinhoso.

AQUI É VOCE QUE ESCOLHE O TEMA DAS POSTAGENS

Photobucket

FAÇO PARTE.....

Greenpeace IIGreenpeace

SERÁ QUE ESTAMOS SÓZINHOS NESTE IMENSO UNIVERSO?

X Files ufo ovnisx filesscifi1The X Files Lost Lost Photobucket Star Wars Star Wars 3
Welcome Aids

HOMENS E MULHERES VIVENDO SEM VIOLENCIA....

violencia de generoEM DEFESA DA IGUALDADE DE DIREITOS. NINA

VISITANTES DA PÁGINA......OBRIGADA!!VOLTE SEMPRE!!

Custom Glitter Text Graphics - http://www.glittertextgraphics.com

QUER CONHECER MAIS SOBRE MIM?CLIQUE NO LINK AZUL ABAIXO "MONICAVOX"

QUER CONHECER MAIS SOBRE MIM?CLIQUE NO LINK AZUL ABAIXO "MONICAVOX"
CONHEÇA MEUS SITES PREFERIDOS DA WEB,OUÇA MÚSICAS ENQUANTO NAVEGA,FOTOS,VÍDEOS,MENSAGENS E MUITO MAIS!

QUER SABER MAIS SOBRE MIM? CLIQUE AQUI........

MONICAVOXa

NÃO PERMITA...DENUNCIE

no alla pedofilia World Wildlife Foundation Earth friends wildlife foundation round logogreenpeace Support These Causes!

INFORMAÇÕES ÚTEIS....AQUI VOCE FICA INFORMADO!!

Powered By Blogger