Photobucketbarrinhas

QUEM TEM UMA RAZÃO PARA VIVER,PODE SUPORTAR QUALQUER COISA

Photobucket
Krishna "LIVRE-SE DE SUAS QUALIDADES NÃO-HUMANAS,LEVANTE-SE E LUTE.ESSA AUTOPIEDADE,ESSA AUTO-INDULGÊNCIA NÃO CONVÉM Á GRANDE ALMA QUE VOCE É"(Krishna para Arjuna)
Glitter Creator - http://www.glittertextgraphics.com


MEU AWARD: link

 


Photobucket

barrinhas
Glitter Creator - http://www.glittertextgraphics.com

barrinhasPhotobucket awards_sign barrinhas
CiadaGata fantasysword CiadaGata Photobucket
Glitter Text Graphics - http://www.glittertextgraphics.com

U2
Pensamento CiadaGata

SEJAM BEM VINDOS

'''VOCE NÃO PEDE PARA NASCER E MORRE SEM QUERER...APROVEITE ENTÃO O INTERVALO!!'''
Photobucket

Photobucket

Photobucket

terça-feira, 13 de maio de 2008

SOFRIMENTO E RAIVA

bono hair
Se você pensar sobre todos os seres conscientes na existência cíclica, ou samsara(roda do renascimento), descobrirá que todos eles querem felicidade. Suas ações são baseadas na idéia de que, se tentarem o bastante, eles serão felizes. Mas todos eles sofrem em vários graus e até mesmo os mais afortunados encontram apenas felicidade momentânea. Eles são pegos na armadilha de sua experiência, sem poder para se libertarem. A razão para isto é que todo o seu foco é auto-centrado. Como suas ações do corpo, fala e mente são baseadas no auto-interesse, eles criam conseqüências kármicas que os atam ao samsara.

Devemos ter profunda compaixão por estes seres que, cheios de ignorância, fazem exatamente o oposto do que precisam fazer a fim de obter a verdadeira felicidade. Se nossa motivação for baseada no desejo abnegado de que seu sofrimento termine, então definitivamente teremos a capacidade natural de beneficiá-los. Mas isto é possível apenas se pudermos superar nosso próprio auto-interesse. Se decidirmos o que queremos com base em nosso apego, e o que queremos evitar com base em nossa aversão, então não teremos o poder de genuinamente beneficiar os outros. Este ponto é crucial porque muitas vezes, quando tentamos ajudar uns aos outros, fazemos mais mal do que bem.

De acordo com os ensinamentos de Buddha, precisamos desenvolver uma abordagem semelhante a um espelho quanto à nossa prática espiritual — sobre a qual constantemente olhamos para a nossa própria mente — ao invés de uma abordagem semelhante a uma janela — na qual olhamos para fora, criticando os outros, caindo constantemente na mente ordinária. Tomar a abordagem semelhante a uma janela — sempre olhando para fora e baseando nossas ações sobre a ignorância, apego e aversão — apenas perpetua o sofrimento.

É importante que entendamos como o sofrimento surge. Estamos conscientes, por exemplo, de que muitas pessoas sofrem durante a guerra. Mas é muito difícil que nós entendamos as causas de seu sofrimento. As experiências das pessoas são o resultado do karma que criaram através de suas ações, seja nesta vida em ou em vidas anteriores. As experiências positivas são o resultado direto dos pensamentos e ações positivas, enquanto as experiências negativas resultam dos pensamentos e ações negativas ou prejudiciais.

mulher

REAGINDO NA RAIVA

Quando sinceramente desejamos ajudar alguém que está sofrendo, nossa reação inicial é muitas vezes de raiva pela pessoa que causou este sofrimento. Reagimos primeiro à injustiça percebida, com raiva diante de quem quer que pensemos ter causado o problema, e então com compaixão pela vítima. Mas se ficamos com raiva do causador e planejarmos tomar alguma ação contra ele, nossa motivação não é compassiva. Estamos misturando veneno com o remédio. Nossa intenção é ajudar, mas estamos usando meios venenosos baseados na aversão. Um agressor geralmente causa o mal devido à raiva. Se respondermos cheios de nossa própria raiva, então realmente não há diferença. Basicamente, raiva é raiva. Mesmo quando possa parecer justificada, ela ainda é um veneno.

Não importa se você foi mordido por um cachorro branco bonitinho ou por um cachorro preto horroroso — você foi mordido do mesmo modo. Você pode pensar que sua raiva é branca e justificada, e que a raiva dos outros é negra e errada, mas ambas o morderão viciosamente. A qualquer hora que você reaja na raiva, você é mordido.

O que fazemos quando a raiva surge, mesmo apesar de termos dado o melhor de nós para cultivar um coração puro e para sermos compassivos? Como lidamos com o fato de que consistentemente reagimos emocionalmente a circunstâncias irritantes, assim minando nossas tentativas de superar a raiva? O único modo de treinarmos nossa mente é nos prepararmos para o fato de que alguém inevitavelmente empurrará nossos botões.

Raiva

Vá a uma sala privada em sua casa e imagine que a pessoa que o incomoda está dando o melhor de si para enfurecê-lo. Pense sobre o quê você faria. Você iria provavelmente querer fazer com ela exatamente o que ela fez com você. Mas que bem isso faria? Como isso ajudaria a ambos? Seu adversário está plantando as sementes do karma negativo. Se você seguir o exemplo dele, o quanto esperto você é? Se um lunático pula de um penhasco, seria sábio segui-lo?

Quando alguém o prejudica, não há absolutamente qualquer benefício em prejudicá-lo como resposta. Se você vir uma discussão chegando, diga a você mesmo que isso não irá ajudar nem a você nem à outra pessoa, mas sim causará mais negatividade, e então volte para trás. Se você sentir que está certo sobre algo, uma discussão se suceder e alguém sofrer como resultado, o quanto certo você pode ter estado? Não importa o quanto justificado você possa se sentir, deixe isso ir. Isto requer paciência e antecipação porque nossas reações são muito habituais.

emo/tion

TEXTO BASEADO NA DOUTRINA BUDISTA DO DHAMAPADA(A BÍBLIA DO BUDISMO)
ADAPTADO E CONDENSADO POR MONICAVOX
UMA ÓTIMA TERÇA FEIRA PARA TODOS,
WALK ON FOREVER,MONICAVOX...I'M STILL HAVEN'T FOUND WHAT I'M LOOKING FOR......
U2U2

13 comentários:

Anônimo disse...

Muitas pessoas causam raiva a si mesmas porque são elas que também causam o próprio sofrimento.

Anônimo disse...

Vivendo e aprendendo, contigo. Olha Mõnica este trecho do seu post "...Devemos ter profunda compaixão por estes seres que, cheios de ignorância, fazem exatamente o oposto do que precisam fazer a fim de obter a verdadeira felicidade." é uma grande verdade. Sempre pautei por este caminho, mas as vezes o sofrimento é maior do que nossos próprios sentimentos postivos ou não. Amiga Tem presentinho para você no meu post de hoje! espero que goste!
Tenha um excelente dia!

Bandys disse...

Monica
Muito bem escrito e explicado.
Deixo então um pensamento:

Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho. (Dalai Lama, O Livro de Dias, Sextante)

Um grande beijo pra voce eu dia repleto de boas energias

o¤° SORRISO °¤o disse...

Poxa Mônica, mais uma lição de vida!
"...Se você vir uma discussão chegando, diga a você mesmo que isso não irá ajudar nem a você nem à outra pessoa, mas sim causará mais negatividade, e então volte para trás..."

Linda mensagem.
Qualquer pessoa pode ser modificada para melhor, se ela assim se propuzer. Karen Horney

Beijos mil! :-)

PS.: Obrigada pelas lindas palavras no meu blog. O incentivo nos impulsiona para prosseguir e melhorar.

Anônimo disse...

realmente linda Monica,qdo percebemos q haverá discussão,é melhor pararmos e pensarmos bem,outra coisa q vc escreveu sobre sofrimento,realmente,no meu caso,estou com problemas,pq ao terminar uma relaçao,o outro se faz de vítima,nao aceita evoluir,q mudanças acontecem,por conta de erros,q mesmo corrigidos,talvez nao sirvam mais para aquela relação,mas q vale a pena,mudamos errando,e com o sofrimento sermos melhores!!é a evolução da vida,mas as pessoas nao querem aprender!!!e teimam em se fazer de vítimas...
bjao linda!!

Unknown disse...

Eu penso que quando a raiva surge, a gente tem que ter um escape, um lugar pra extravazar, logicamente que nao seja outra pessoa, mas é bom uma muisca leve, um sino, um violão, ou ate mesmo um lugar pra gente explodir...louco isso né? beijos meu anjo e muita paz a ti...

Paula Barros disse...

Enfrentar o sofrimento com discernimento e a raiva com auto-controle, é para poucos. Ainda difícil. Um trabalho de consciência de si e espiritual, acrdito, ajudam em se ter uma vida mais calma e com atitudes mais ponderadas.

abraços com muito carinho e admiração, pela capacidade de sintetizar temas tão complexos.

Anônimo disse...

O mundo precisa se reeducar para podermos viver melhor.
mil beijinhos e ótima tarde.

Anônimo disse...

Muito bom anjo, como é bom estar de volta ao convivio de quem gostamos...Um enorme beijo.

Anônimo disse...

Boa noite minha amiga querida:D!! Depois de cinco longos dias sem o meu pc e com uma vista infeccionada, estou de volta p lhe desejar uma ótima semana e te agradecer hoje e sempre pela amizade e pelo carinho:)! Voltarei com calma, depois que atualizar algumas coisas aqui. Um grande abraço minha amiga!! Estou superfeliz em pousar novamente os meus olhos por aqui. Um grande abraço p você e um grande beijo de luz em seu coração:)!!

PrincipeTito disse...

Um abração...Sem raiva !!!

Unknown disse...

bELISSÍMO mONICA !!!!

Respirar SEMPRE! Não ignorar nem fingir existir, mas observar...questionar...jogar luz e uma boa lente de aumento para poder estudar direitinho como e porquê ela se manifesta.
Lógico...muuuitos métodos existem. Mantras...meditação, uma caminhada, preces, um bom papo, leituras...tudo...menos reagir automaticamente.

Experimentar alguma saída diferente do tipo não se defender...mais compaixão pelos outros, mais amor...

Enfim... buscar a PAZ. Viver a paz em cada instante em todos os lugares, independente da situação.

FORA RAIVA !!!!

VEM AMORRRRRRRRRRR

BEIJÃO E OBRIGADA POR TODO O CARINHO....

Rosa Eliza disse...

Bom dia Monica,passando para ver seu blog e desejar um lindo dia e oferecer tres presentes O meu selo de amizade e os dois selos,o de 1000 e 2000 visitas ficaria contente se aceitasse esses mimos.
Bjss

AQUI É VOCE QUE ESCOLHE O TEMA DAS POSTAGENS

Photobucket

FAÇO PARTE.....

Greenpeace IIGreenpeace

SERÁ QUE ESTAMOS SÓZINHOS NESTE IMENSO UNIVERSO?

X Files ufo ovnisx filesscifi1The X Files Lost Lost Photobucket Star Wars Star Wars 3
Welcome Aids

HOMENS E MULHERES VIVENDO SEM VIOLENCIA....

violencia de generoEM DEFESA DA IGUALDADE DE DIREITOS. NINA

VISITANTES DA PÁGINA......OBRIGADA!!VOLTE SEMPRE!!

Custom Glitter Text Graphics - http://www.glittertextgraphics.com

QUER CONHECER MAIS SOBRE MIM?CLIQUE NO LINK AZUL ABAIXO "MONICAVOX"

QUER CONHECER MAIS SOBRE MIM?CLIQUE NO LINK AZUL ABAIXO "MONICAVOX"
CONHEÇA MEUS SITES PREFERIDOS DA WEB,OUÇA MÚSICAS ENQUANTO NAVEGA,FOTOS,VÍDEOS,MENSAGENS E MUITO MAIS!

QUER SABER MAIS SOBRE MIM? CLIQUE AQUI........

MONICAVOXa

NÃO PERMITA...DENUNCIE

no alla pedofilia World Wildlife Foundation Earth friends wildlife foundation round logogreenpeace Support These Causes!

INFORMAÇÕES ÚTEIS....AQUI VOCE FICA INFORMADO!!

Powered By Blogger