Photobucketbarrinhas

QUEM TEM UMA RAZÃO PARA VIVER,PODE SUPORTAR QUALQUER COISA

Photobucket
Krishna "LIVRE-SE DE SUAS QUALIDADES NÃO-HUMANAS,LEVANTE-SE E LUTE.ESSA AUTOPIEDADE,ESSA AUTO-INDULGÊNCIA NÃO CONVÉM Á GRANDE ALMA QUE VOCE É"(Krishna para Arjuna)
Glitter Creator - http://www.glittertextgraphics.com


MEU AWARD: link

 


Photobucket

barrinhas
Glitter Creator - http://www.glittertextgraphics.com

barrinhasPhotobucket awards_sign barrinhas
CiadaGata fantasysword CiadaGata Photobucket
Glitter Text Graphics - http://www.glittertextgraphics.com

U2
Pensamento CiadaGata

SEJAM BEM VINDOS

'''VOCE NÃO PEDE PARA NASCER E MORRE SEM QUERER...APROVEITE ENTÃO O INTERVALO!!'''
Photobucket

Photobucket

Photobucket

quinta-feira, 8 de maio de 2008

TAOÍSMO

Bono

O Taoísmo tem suas origens há mais de 5000 anos, na China, constituindo um sistema integral de conhecimento, com aspectos filosóficos, religiosos, sociais, pragmáticos e mesmo na manutenção da vida humana.

Baseia-se fundamentalmente no TAO, pronuncia-se dau, cuja tradição limita sua própria realidade, que é ilimitada. Entretanto, os termos mais usados são: caminho, via, sentido.

Se, por uma lado, Tao é o caminho para a Essência, por outro é a própria Essência. É o caminho ou sentido, que conduz ao próprio Tao, o Todo que está por dentro e por fora de todas as coisas.

Antes de tudo, existia o Tao, este diferenciou-se, dando origem a Yin e Yang. Yin era mais pesado e deu origem à Terra. Yang era mais leve e subiu, dando origem ao Céu. Entre estes dois princípios surgiu o homem, considerado o terceiro elemento desta tríade. Yin é tudo que é passivo, feminino, úmido, a terra, a morte, a lua, a noite; Yang é tudo que é ativo, masculino, seco, o céu, a vida, o sol, o dia. Este dois princípios estão em tudo que existe e um contém em si a semente do outro, formando o clássico signo taoísta do Tai Chi.

Swirling TaoSwirling TaoSwirling TaoSwirling TaoSwirling TaoSwirling Tao

De Yin e Yang surgiram os cinco elementos que formam todas as forças energias: terra, metal, água, madeira e fogo, que se organizam em ciclos complexos de produção ou destruição. As estações da natureza, os órgãos do corpo, os ciclos relacionam-se a cada um desses elementos.

Outra característica marcante do Taoísmo é o princípio da Mutação configurado em sistema filosófico, metafísico e oracular no Yi Ching, o Livro das Mutações, atribuído ao ancestral FO-HI. Por esse princípio nada é estático, tudo se move, se transforma continuamente em seu oposto, ressaltando a transitoriedade e, ao mesmo tempo a dialética da existência.


Outra característica marcante da visão taoísta do mundo é a questão do paradoxo. A grande virtude á a não-ação ativa, ou wu-wei. O não-ser vale mais do que o ser. O valor de um vaso está justamente no seu vazio; uma vez cheio já não serve como vaso. Da mesma forma, uma janela tem sua essência no vazio, no não-janela. O Tao é o "não-produzir produtor de tudo que existe" - a fonte de todas as coisas. O não é a essência; o sim, a substância.

tao te ching

No Taoísmo, de acordo com o Tao, é saber viver no sentido da corrente natural e não lutando contra a maré.

Tao está ligado a Te, o poder de levar o Tao a se realizar em todas as coisas. T é a realização, o poder, ou simplesmente, a vida. Um dos livros mais fundamentais do Taoísmo é o Tao Te Ching, o Livro do Caminho e da Vida, ou o Livro do Sentido e da Vida. Foi escrito por Lao Tzu, que viveu por volta do século VI a .C, contemporâneo de Confúcio, Buda e outros.

TAO


Além de um caráter metafísico incomparável, o Tao Te Ching ainda apresentava um aspecto de orientação social, explicando a maneira correta de governo, através do princípio do wu-wei. Ainda assim, diferente do confucionismo, mais envolvido com os preceitos e com a vida prática. Onde o confucionista pergunta "O que devo fazer?", um taoísta pergunta "Que tipo de pessoa devo ser?" O próprio Confúcio venerava Lao Tzu e, em seu encontro legendário com o Mestre, comparou-o a um Dragão que se elevava acima das nuvens, inalcançável em sua profundidade.

No Taoísmo religioso, chamado Tao-Chiao, a busca da imortalidade é muito importante. Como toda a natureza está unida ao Tao, a imortalidade não pode ser atingida libertando-se ou desprendendo-se uma parte do todo, como uma alma. Ela só pode ser alcançada pelo direcionamento apropriado das forças naturais que existem dentro do corpo.
Para o Taoísmo, as crenças de que o Tao é o princípio imutável que rege o Universo e de que o segredo da vida é viver de acordo com o Tao,são centrais.

O Tao Te Ching endossa a versão espiritualizada da imortalidade, vista como emergente de uma vida harmoniosa e natural em que se dá pouca importância ao ganho material.

TEXTO ADAPTADO E CONDENSADO DO TAO TE CHING,BY MONICAVOX

Tao Te Ching

UM ÓTIMA QUINTA FEIRA PARA TODOS VOCES!
WALK ON FOREVER,MONICAVOX...I'M STILL HAVEN'T FOUND WHAT I'M LOOKING FOR.......

U2
u2U2

8 comentários:

Unknown disse...

Bom Dia Monica!!!

Tudo tem que acontecer naturalmente, deixar fluir...

Forçar alguma atitude, às vezes , não dá certo!!!

Belo ensinamento, Amiga....um beijinho no seu coração, ti adorúuuuuuuuuuuuuuuuuuu...

Deu pau , dá pau no PC !!!!

O meu tb dá isso, e fico P da vidaaaaaaaaa, rsrsrsrrs

Anônimo disse...

Q A NOSSA MENTE SEJA SEMPRE VOLTADA AO NATURAL,AO SIMPLES,TEMOS Q SER CONSCIENTES DISSO, SEJAMOS LEVES,DETERMINADOS,OBJETIVOS,MAS LEVES COMO AS FOLHAS,DEIXEMOS O VENTO NOS LEVAR,SEM EXIGIR DEMAIS,APENAS VIVER..OBRIGADA AMIGA PELO SEU LINDO COMENTARIO NO MEU BLOG,VC COMO SEMPRE,SABE TUDO,VC É UMA GRAÇA,ADMIRO DEMAIS SUA ALMA LINDA!!!BJ NA ALMA,TENHA UMA QUINTA LINDA!!!!

o¤° SORRISO °¤o disse...

Yin e Yang. O equilíbrio é extremamente necessário para uma vida mais espiritualizada e para se tornar uma pessoa melhor (talvez). Não importa a religião, seita ou culto, o que importa mesmo é que esse aprendizado faça-nos crescer/melhorar como pessoas.

Como sempre um post super interessante.
Beijos mil! :-)

Unknown disse...

Passando para desejar uma boa tarde prá minha amiga, rsrrsrsr

Tô de castigo em casa , esperando o técnico da tv a cbo chegar prá arrumar o aparelhinhooooooo, queria bter perna, mas não dá !!! rsrsrsrsr

Bjinhos.....Tá rindo né? eu tb!!!!

Unknown disse...

Legal que a gente deixe transcorrer naturalmente sem remar contra a mare, que tudo aconteça naturalmente sem influencia...meu anjo amado, no Livro voce não pede, mada, alias, nem precisa perguntar né? claro, obvio que pode pegar a poesia, todinha sua...rs, infelizmente não é minha, rs, e como recebi por email, tambem não me veio nem autor desconhecido e nem o nome...mas todinha sua....beijos carinhosos pra ti e uma tarde cheia de sol e amor.

Bandys disse...

Monica, Nunca me aprofundei muito no Tao. Mas hoje lendo aqui aprendi mais um pouquinho.
Tao é normalmente traduzido como Caminho ou Via. Mas apenas por parecer ser «o melhor que se pôde arranjar». De fato, o caminho não se distingue do caminhante ou do caminhar. Não há criador. O universo (o Céu e a Terra) apareceu (e aparece continuamente) a partir do Tao primordial.
O que existe aparece do que não existia antes e é eterno.

Beijos

Anônimo disse...

Interessante qdo aborda o não lutar contra a maré, em tudo há o modo de saber viver.
beijis e ótima noite.

Paula Barros disse...

Lendo "é saber viver no sentido da corrente natural e não lutando contra a maré", penso que os seres humanos vivem andando na contra mão, remando contra a maré. Por isso se vive tanto em angustia, depressão, violência, lutas internas. Deixamos de viver e sentir o simples, para complicar.
Muito interessante o tema.
abraços

AQUI É VOCE QUE ESCOLHE O TEMA DAS POSTAGENS

Photobucket

FAÇO PARTE.....

Greenpeace IIGreenpeace

SERÁ QUE ESTAMOS SÓZINHOS NESTE IMENSO UNIVERSO?

X Files ufo ovnisx filesscifi1The X Files Lost Lost Photobucket Star Wars Star Wars 3
Welcome Aids

HOMENS E MULHERES VIVENDO SEM VIOLENCIA....

violencia de generoEM DEFESA DA IGUALDADE DE DIREITOS. NINA

VISITANTES DA PÁGINA......OBRIGADA!!VOLTE SEMPRE!!

Custom Glitter Text Graphics - http://www.glittertextgraphics.com

QUER CONHECER MAIS SOBRE MIM?CLIQUE NO LINK AZUL ABAIXO "MONICAVOX"

QUER CONHECER MAIS SOBRE MIM?CLIQUE NO LINK AZUL ABAIXO "MONICAVOX"
CONHEÇA MEUS SITES PREFERIDOS DA WEB,OUÇA MÚSICAS ENQUANTO NAVEGA,FOTOS,VÍDEOS,MENSAGENS E MUITO MAIS!

QUER SABER MAIS SOBRE MIM? CLIQUE AQUI........

MONICAVOXa

NÃO PERMITA...DENUNCIE

no alla pedofilia World Wildlife Foundation Earth friends wildlife foundation round logogreenpeace Support These Causes!

INFORMAÇÕES ÚTEIS....AQUI VOCE FICA INFORMADO!!

Powered By Blogger