Photobucketbarrinhas

QUEM TEM UMA RAZÃO PARA VIVER,PODE SUPORTAR QUALQUER COISA

Photobucket
Krishna "LIVRE-SE DE SUAS QUALIDADES NÃO-HUMANAS,LEVANTE-SE E LUTE.ESSA AUTOPIEDADE,ESSA AUTO-INDULGÊNCIA NÃO CONVÉM Á GRANDE ALMA QUE VOCE É"(Krishna para Arjuna)
Glitter Creator - http://www.glittertextgraphics.com


MEU AWARD: link

 


Photobucket

barrinhas
Glitter Creator - http://www.glittertextgraphics.com

barrinhasPhotobucket awards_sign barrinhas
CiadaGata fantasysword CiadaGata Photobucket
Glitter Text Graphics - http://www.glittertextgraphics.com

U2
Pensamento CiadaGata

SEJAM BEM VINDOS

'''VOCE NÃO PEDE PARA NASCER E MORRE SEM QUERER...APROVEITE ENTÃO O INTERVALO!!'''
Photobucket

Photobucket

Photobucket

domingo, 25 de maio de 2008

SOBRE A LIBERDADE

2007.06.07

O que é ser livre? Como o homem pode ser livre? Seria uma possibilidade utópica?

Mal entendida, negada, almejada, sobretudo usurpada a liberdade sempre foi uma questão fundamental para a humanidade.

"Liberdade, essa palavra
Que o sonho humano alimenta
Que não há ninguém que explique
E ninguém que não entenda"
Cecília Meireles


Há sempre questões, dúvidas e impossibilidades. Como serei livre com o pai que tenho? ...Ah! Quando eu me casar!... Depois do casamento pode ainda não sentir-se livre e novamente buscar soluções para iludir-se. Por que o ser humano tão freqüentemente é infiel? Será que aí julga-se livre? Estará ele realmente livre?

Liberdade não implica em falta de educação, ninguém precisa ser inconveniente ao meio para conseguir ser livre, mas deve impedir que o meio seja inconveniente a si para roubar-lhe a liberdade.

O homem sempre se fez prisioneiro de angústias, medos, culpas, solidão, impossibilidade de agir, padrões pré determinados, doutrinas, normas, dogmas etc. Pode então libertar-se buscando o autoconhecimento e realizando-se. Tornando-se responsável por suas escolhas.

Freedom

Para Sartre o homem é a sua liberdade e está condenado a ser livre. Condenado porque não se criou a si mesmo, e como, no entanto é livre, uma vez que foi lançado no mundo é responsável por tudo que faz.


Ser e fazer implicam em liberdade. A condição primordial da ação é a liberdade. Liberdade é essencialmente capacidade de escolha. Onde não existe escolha, não há liberdade. O homem faz escolhas da manhã à noite e se responsabiliza por elas assumindo seus riscos (vitórias ou derrotas). Escolhe roupas, amigos, amores, filmes, músicas, profissões... A escolha sempre supõe duas ou mais alternativas; com uma só opção não existe escolha nem liberdade.

As escolhas nem sempre são fáceis e simples. Escolher é optar por uma alternativa e renunciar à outra ou às outras.
Não existe liberdade zero ou nula. Por mais escravizada que se ache uma pessoa, sempre lhe sobra algum poder de escolha. Também não há liberdade infinita, ninguém pode escolher tudo.
Na realidade dos fatos somos limitados, determinados. Um ótimo exemplo nos é dado por Luís Fernando Veríssimo quando descreve: "poderia se dizer que livre, livre mesmo, é quem decide de uma hora para outra que naquela noite quer jantar em Paris e pega um avião. Mas, mesmo este depende de estar com o passaporte em dia e encontrar lugar no avião. E nunca escapará da dura realidade de que só chegará em Paris para o almoço do dia seguinte. O planeta tem seus protocolos".
Contra o senso comum "ser-livre" não significa "obter o que se quis", mas sim "determinar-se por si mesmo a querer" (no sentido de escolher). O êxito não importa em absoluto à liberdade. O conceito técnico e filosófico de liberdade significa: autonomia de escolha, não fazendo distinção entre intenção e ato.

freedom

O ato livre é, necessariamente, um ato pelo qual se deve responder e responsabilizar-se. Porque sou livre tenho que assumir as conseqüências de minhas ações e omissões.
Os animais irracionais não são livres, não são responsáveis pelo que fazem ou deixam de fazer. Ninguém pode condenar um cavalo que lhe deu um coice. O animal não faz o que quer e sim o que precisa ou o que se encontra determinado pelo instinto de sobrevivência para que continue existindo.

O próprio vôo de um pássaro está sujeito às leis da Física. Kant brincava com essa idéia, imaginando uma pomba indignada contra a resistência do ar que a impediria de voar mais depressa. Na verdade, argumenta, é justamente essa resistência que lhe serve de suporte, pois seria impossível voar no vácuo.

"Não me apontes o caminho,
o rumo certo pra chegar ao cimo.
Deixa-me encontrá-lo para que seja
meu...
Não me reveles a mais brilhante estrela,
Aquela que te guia.
Eu buscarei a minha...

Não me estendas a mão quando eu cair.
Em tempo certo, em hora exata,
Eu ficarei de pé...

Não te apiedes de mim.
É minha estrada, é minha estrela,
É meu destino.

Deixa apenas que eu seja.
Sem ti..."
Eliette Ferreira

O homem para Sartre não pode ser ora livre, ora escravo. Ele é totalmente e sempre livre, ou não o é.

A liberdade não é alguma coisa que é dada, mas resulta de um projeto de ação. É uma árdua tarefa cujos desafios nem sempre são suportados pelo homem, daí resultando os riscos de perda de liberdade pelo homem que se acomoda não lutando para obtê-la.

freedom found

UM ÓTIMO DOMINGO PARA TODOS VOCES!
WALK ON FOREVER,MONICAVOX...I'M STILL HAVEN'T FOUND WHAT I'M LOOKING FOR.....
Layout

9 comentários:

Unknown disse...

Os pássaros possuem asas e vivem voando com toda liberdade. Para o homem Deus concedeu pernas e inteligência mas muitos não conseguem caminhar e estão atrelados a valores que não levam a lugar algum que não seja a infelicidade. Abraço e bj Moninquiha

Unknown disse...

Eu penso que nós mesmos fazemos nossa liberdade e nos privamos de certas coisas, vai muito da cabeça de cada um, do que acredita, do que se propoe a fazer, o negocio é nao se prender muito as coisas, fazer tudo bem feito, ser ter muito apego, eu penso que quando voce se apega demais a uma coisa, seja ela o que for, amor,coisas materiais, voce já esta ao menos limitando o que se pode chamar de liberdade,e tambem penso que cada pessoa tem seu conceito de liberdade ou da falta dela, muitos ate se acomodam, o Prof. no comentario dele me lembrou um trecho da musica Clarisse do Renato que diz "...Eu sou um passaro,me trancam na gaiola, e esperam que eu cante como antes, eu sou um passaro, me trancam na gaiola, mas um dia eu consigo resistir e vou voar pelo caminho mais bonito..." talvez tambem seja um conceito de liberdade, ou melhor, talvez não, é..beijos na alma minha linda amiga, obrigado pela guerreira que ja esta nos rolantes....otimo domindo e uma excelente semana.

Anônimo disse...

A escolha é um fator muito importante em relação a liberdade, somos livres prá escolher nosso caminho e trilhá-lo da melhor forma possível, por outro lado há uma sociedade q nos impõe certas regras q inibem nossa liberdade, mas nada como ter o conhecimento adequado e poder seguir nosso caminho com muita paz.
mil beijos miguxinha e lindo domingo.

Paula Barros disse...

Monica, em abril escrevi algumas coisas sobre liberdade, me questionando, ou de forma figurada. Podemos até não saber o que é felicidade, ou liberdade. Mas sabemos quando não temos. Quando nos sentimos sufocados, sem paz de espírito, inquietos.
Porém, tenho percebido, que muitas vezes confundimos esses sentimentos, e agimos de forma errada, sempre numa busca que não nos completa. Então entra novamente o auto-conhecimento, para entender essas buscas e inquietações.
belo domingo.
beijos

Bandys disse...

Monica
Sou livre para escolher e prisioneiro das consequencias.
Diria hoje responsavel...pelas consequencias.

Sou livre quando mantenho minha mente e coração em sintonia com o universo.

Beijos

Anônimo disse...

Liberdade é um direito de todos, assim como o dever também é.

Unknown disse...

Boa Noite...

Monica a liberdade, antes de tudo, deve ser vista com responsabilidade. A responsabilidade de nossos atos é fator sumamente importante para que possamos fazer jus a "essa tal liberdade"...

Liberdade, no fundo, é isto: o direito de "errar", acertar e pensar sozinho.

Bjs...bati perna o dia todinho...tô é muito cansada, rsrsrsrs Mas foi ótimo, Boa noite e t manhã!!!!!

Anônimo disse...

Boa noite minha querida:)! Tudo bem com voce? acho que a liberdade também exige responsabilidade, quando se tem ou quando se a conquista. Pois há coisas que a pessoa é livre para escolher, mas depois não há como voltar atras! Também tem esse lado! Como diz uma letra do Renato Russo: "Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria!" Tenha um ótimo finalzinho de domingo e uma semana melhor ainda! Beijos em seu coraçao:)!

Anônimo disse...

A liberdade está dentro da nossa cabeça. Muitos a procuram e não acham. Obrigado pela visita no meu blog.

AQUI É VOCE QUE ESCOLHE O TEMA DAS POSTAGENS

Photobucket

FAÇO PARTE.....

Greenpeace IIGreenpeace

SERÁ QUE ESTAMOS SÓZINHOS NESTE IMENSO UNIVERSO?

X Files ufo ovnisx filesscifi1The X Files Lost Lost Photobucket Star Wars Star Wars 3
Welcome Aids

HOMENS E MULHERES VIVENDO SEM VIOLENCIA....

violencia de generoEM DEFESA DA IGUALDADE DE DIREITOS. NINA

VISITANTES DA PÁGINA......OBRIGADA!!VOLTE SEMPRE!!

Custom Glitter Text Graphics - http://www.glittertextgraphics.com

QUER CONHECER MAIS SOBRE MIM?CLIQUE NO LINK AZUL ABAIXO "MONICAVOX"

QUER CONHECER MAIS SOBRE MIM?CLIQUE NO LINK AZUL ABAIXO "MONICAVOX"
CONHEÇA MEUS SITES PREFERIDOS DA WEB,OUÇA MÚSICAS ENQUANTO NAVEGA,FOTOS,VÍDEOS,MENSAGENS E MUITO MAIS!

QUER SABER MAIS SOBRE MIM? CLIQUE AQUI........

MONICAVOXa

NÃO PERMITA...DENUNCIE

no alla pedofilia World Wildlife Foundation Earth friends wildlife foundation round logogreenpeace Support These Causes!

INFORMAÇÕES ÚTEIS....AQUI VOCE FICA INFORMADO!!

Powered By Blogger